terça-feira, 11 de outubro de 2016

Os principais personagens do surgimento da Internet

   Peritos em tecnologia citam várias agências governamentais - assim como um punhado de indivíduos - que desempenharam um papel fundamental na criação do que hoje conhecemos como a Internet.
   Na década de 1930, o especialista em informações belga, Paul Otlet, foi o primeiro a pôr em prática ideias semelhantes às que estão por trás da Internet, quando ele escreveu sobre uma "Biblioteca Irradiada" que ligaria telespectadores ao conhecimento enciclopédico através de sinais de telefone.
   Já no início de 1960, J.C.R. Licklider - um cientista da computação na empresa de tecnologia Bolt, Beranek and Newman (BBN) - formulou algumas ideias originais sobre a rede global numa série de memorandos, descrevendo uma "Rede Computacional Intergalática".
   A Internet também teve outros importantes atores que influenciaram o seu surgimento, dentre eles: os professores universitários (ex: Ken King), os estudantes/investigadores (ex.: Vint Cerf), as empresas de tecnologia (ex.: IBM) e alguns políticos norte-americanos (ex.: Al Gore); caindo-se, portanto, a tese que vigorava anteriormente que enfatizava somente a vertente militar da sua criação.
   Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web (W.W.W), possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

Componentes da pesquisa: Vitória Pires, Ben-Hur Bueno dos Santos, Laís Vieira e Nathalia Velloso.


Fontes de pesquisa:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet
http://www.suapesquisa.com/internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário